Compare Produtos, Lojas e Preços

¡Haga su Búsqueda!

Google

quinta-feira, 12 de março de 2009

Artigo - Local

Essa é pra quem conhece e pra quem não conhece o Piauí!

Piauiense não briga... risca a faca.
Piauiense não vai pra festa... ráia.
Piauiense não entra... imburaca.
Piauiense não chaveca... quexa.
Piauiense não conserta... indireita.
Piauiense não fala vamos... fala rumbora.
Piauiense não joga fora... rebola no mato. (no bom sentido, claro)
Piauiense não vai embora... chega. (e aí, vou chegar)
Piauiense não dobra... quebra. (quebra pra esquerda)
Piauiense não tem fome... fica brocado.
Piauiense não enche a barriga... fica de bucho chei. (também no bom sentido)
Piauiense não se dá mal... se lasca.
Piauiense não discute... bota buneco.
Piauiense não cola... pesca.
Piauiense não vai agora... vai “nestante”.
Piauiense não fica... pega.
Piauiense não pega prostituta... pega “gato”. (agora no mau sentido, dependendo do ponto de vista)
Piauiense não avisa... dá um toque.
Piauiense não termina... acaba logo.
Piauiense não bagunça... esculhamba.
Piauiense não vai devagar... vai só “narmanha”.
Piauiense não tem velho amigo... tem amigo das antigas.
Piauiense não respeita... considera.
Pra piauiense não basta ser bom... tem que ser massa.

Conselho de PIAUIENSE pra PIAUIENSES...

Quando falarem que o Piauí fica onde o vento faz a curva, diga que nós temos as melhores condições para a prática de esportes à vela e a geração de energia eólica.

Quando falarem que o Piauí é quente, diga que aqui o sol brilha mais, por isso temos luminosidade e calor ideais para a fruticultura tropical.

Quando falarem que o Piauí é seco, diga que nós fomos abençoados com uma das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo; que temos o maior rio genuinamente nordestino, além de inúmeras barragens e lagoas que podem receber projetos de irrigação, piscicultura e lazer.

Quando falarem que no Piauí não tem petróleo, diga que nós já estamos na era da energia renovável, que fomos pioneiros no biodiesel e temos potencial para ser um grande produtor de combustíveis verdes.

Quando falarem que o litoral do Piauí é o menor do Brasil, diga que nós temos o único delta em mar aberto das Américas e praias paradisíacas.

Quando falarem que o piauiense é um povo primitivo, encha o peito de orgulho e diga que nós somos o berço do homem americano.

Quando falarem que a economia piauiense é pobre, diga que nós somos tão ricos em oportunidades que estamos crescendo acima da média brasileira.

Quando falarem que o Piauí tem problemas de saúde, diga que a nossa medicina é referência para o Norte-Nordeste e que os brasileiros de todos os cantos vêm se tratar aqui. E que o tratamento começa com a nossa maneira de receber bem as pessoas.

Quando falarem do Piauí por desconhecimento, diga que nós temos uma dasmelhores escolas de ensino médio do Brasil e uma bem estruturada rede de ensino público e privado, onde inclusive, pode-se aprender melhor sobre o nosso estado, o Brasil e o mundo. Além disso, nossos estudantes são "temidos" em todos os concursos e vestibulares do Brasil.

Quando falarem que o Piauí não produz nada, diga que o Piauí é recordista na produtividade de grãos; é o maior produtor brasileiro de cera de carnaúba, uma matéria-prima de larga aplicação industrial; segundo maior produtor nacional de mel de abelha (com a vantagem que o nosso mel é de floração natural); tem um dos maiores e melhores rebanhos caprinos do Brasil e tantas outras coisas que só vendo.

Aproveite e convide para conhecer o nosso Estado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário